sábado, 23 de julho de 2011

Falando do conhecimento

Quando se pensa em conhecimento, como poderíamos conceituá-lo? Na busca de uma resposta, lemos um texto indicado, como segue: "O que é conhecimento?" - Eliott Sober, Universidade de Wisconsin, onde podemos expressar um conhecimento adquirido através de dados colhidos nessa leitura, como também utilizando conhecimentos já estabelecidos pela autora, onde conceituamos conhecimento com algo que o ser humano, em perfeito estado de saúde, já traz "in natura" e que vai se aprimorando com o passar do tempo com as experiências vividas, com a convivência com outras pessoas e através de leituras.
Conforme dito, o conhecimento pode ser nato ou adquirido. O conhecimento adquirido pode ser empírico - adquirido pelas vivências e experiências; ou científico - adquirido através de leituras e/ou pesquisas.
Acreditamos que quando o sujeito vive uma experiência ou presencia um fato e isso se torna real para ele, ele passa a acreditar naquilo e tem condições de justificar. Dessa forma, ele obtém o conhecimento. Podemos citar como exemplo,  a conhecida história: “Os cegos e o elefante”, muitas vezes, você acredita tanto em uma "verdade adquirida" que não há quem mude seu pensamento e transforme seu entendimento, o que geraria um novo conhecimento.
Conforme SOBER: “crença verdadeira justificada não é suficiente para o conhecimento”.    

Referência:
http://criticanarede.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário